Ataques a Roteadores Brasileiros

Ataques a Roteadores Brasileiros

Há tempos o Brasil tem sido vítima de ataque à roteadores, os criminosos alteram o DNS e levam as vítimas para paginas de phishing(Páginas falsas semelhantes a verdadeiras) e roubam suas senhas de Bancos, E-mails, Netflix, Google, Paypal e etc.

O Brasil é o único país com esse tipo de ataque, possivelmente pela cultura do Brasileiro de sempre deixar senhas no padrão.

Os Brasileiros são invadidos quando geralmente entram em sites de esportes, filmes(não oficiais) e sites com conteúdo adulto. Anúncios maliciosos nesses sites executam um código no navegador da vítima buscando o IP do Roteador e testando senhas padrões de roteadores, sem o conhecimento do usuário.

Quando o Usuário se conectar com seu smartphone, notebook, tablet e qualquer outro dispositivo no roteador ele recebe o DNS malicioso e os dados serão redirecionados para servidores dos invasores.

Os ataques mais modernos quando bem sucedidos troca anúncios verdadeiros por anúncios que geram lucros para os criminosos, muitos desses roteadores são utilizados para ataques DDOS(Denial-of-service attack / Ataque de negação de serviço) os alvos típicos são servidores web, onde diversos dispositivos enviam um acesso para um determinado site, fazendo ele ficar indisponível, uma vítima sem conhecimentos na área jamais saberá dessas alterações.

Como evitar esse tipo de ataque?

  1. Altere usuário e senha padrão do roteador! Lembra do usuário: admin / Senha: Admin, pois bem altere isso o mais rápido possível.
  2. Altere a porta padrão para acesso do roteador! Geralmente a porta é 80 a porta de navegação comum, altere para alguma porta alta acima de 1024 lembrando que as portas terminam em 65535.
  3. Deixe suas senhas complexas! Lembre-se de utilizar #@$% em suas senhas.
  4. Jamais digite a senha de seu roteador na internet.
  5. Utilize os servidores de DNS`s conhecidos tais como OpenDNS ou google.

OpenDNS(208.67.222.222 / 208.67.220.220) Google(8.8.8.8 / 8.8.4.4)

Após essas dicas você estará mais seguro. Muito cuidado com sites que você não conhece.

Marcado com: , , , , , , ,

1 Comment on “Ataques a Roteadores Brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*